Objetivo do debate é esclarecer os altos valores cobrados nos postos de gasolina ao redor do estado
Matéria de Luciano Coelho
O cenário da tributação dos combustíveis no Piauí será o tema central da audiência pública a ser realizada na manhã desta quinta-feira (14) na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), a partir das 9h. O debate é organizado pela Comissão de Finanças, Fiscalização, Controle e Tributação, presidida pelo deputado Henrique Pires (MDB).
O parlamentar também é o autor de um dos requerimentos, o primeiro, aprovado ainda em maio, para a realização da audiência. Ao pedido de realização feito por Pires, foram anexados os requerimentos do deputado Marden Menezes (PSDB) e da deputada Teresa Britto (PV).
“Nosso objetivo é explicar à população do Piauí porque o nosso combustível figura entre os mais caros do país. Apontar as razões e os caminhos que podemos tomar para amenizar o problema, mas com a responsabilidade que o legislativo deve ter diante de um tema tão complexo, polêmico e importante para a população”, declarou Pires.
Para a audiência, foram convidados representantes das categorias do comércio, indústria, Governo do Estado, agronegócio, postos de combustíveis, transporte de passageiros e de cargas e representantes nacionais do setor.
Um dos convidados nacionais é o engenheiro químico Rogério Mattos, que tem mais de sete anos de experiência na Petrobras como executivo da empresa. Mattos fará uma explanação sobre o panorama nacional e internacional do preço dos combustíveis.
Ainda segundo o deputado, haverá a apresentação de um estudo sobre os impactos dos impostos estaduais, ministrada pelo secretário de Governo Osmar Júnior.