O levantamento foi feito pelo Instituto PoderData, do site Poder360
Depois de destacar levantamento em que mostra Silvio Mendes (PSDB) e Rafael Fonteles (PT) liderando a corrida para o governo do Piauí, o Instituto PoderData divulgou uma pesquisa de intenção de voto para o Senado colocando Wellington Dias (PT), atual governador do Estado, como uma das opções.
Segundo os dados, disponibilizados no site Poder360 nesta quinta-feira (21), o petista, caso a disputa fosse hoje, venceria fácil os adversários. São 36% das intenções de voto para Wellington. Também foram analisados os seguintes nomes: Elmano Férrer (senador pelo Progressistas), Júlio César (deputado federal pelo PSD) e Joel Rodrigues (prefeito de Floriano, no Piauí, pelo Progressistas).
A pesquisa mostra Férrer na segunda colocação: 20% das intenções de voto; logo depois vem Júlio César, com 6%, e Joel Rodrigues: 5%.
O levantamento foi realizado pelo PoderData, em parceria com a TV Antena 10, por meio de ligações para telefones celulares e fixos. Foram 2 mil entrevistas, em 113 municípios do Piauí, de 13 a 15 de outubro de 2021.
Elmano já confirmou que vai disputar uma cadeira de deputado federal. Júlio César tem interesse pelo Senado, mas enfrenta dificuldades para encontrar espaço dentro da chapa majoritária governista; isso porque o chefe do grupo, Wellington Dias, deve ficar com a vaga. Para viabilizar o projeto, pelo menos de acordo com o que mostra o cenário atual, o parlamentar teria que partir para a oposição.
O prefeito de Floriano apareceu de última hora como possível postulante ao Senado em 2022, alçado pelas principais lideranças do PP, como o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira. Joel, aliás, mostrou-se entusiasmado com o projeto e pretende ir até o final.
O Piauí vai contar com uma vaga para o Senado no próximo ano, justamente a de Férrer. O estado também é representado na Câmara Alta por Eliane Nogueira (PP), suplente do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, e Marcelo Castro (MDB).
Com informações de Poder360