O governador participará de conferência internacional sobre o clima
Matéria de Luciano Coelho
O governador Wellington Dias (PT) viaja neste sábado (6) para Glasgow, na Escócia, onde participa da COP-26, a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.
Wellington coordenará os debates sobre o bioma Caatinga. O governador vai aproveitar para captar recursos na ordem de 8 milhões de dólares, algo em torno de R$ 45 milhões, para financiar o programa PRO Verde, que pretende plantar um milhão de árvores nativas nos próximos cinco anos no Piauí.
Segundo Wellington seriam recursos para coleta de sementes da flora nativa do estado. Seria o custo de 8 dólares por árvore, durante todo o processo. “Estamos lançando o que chamamos de PRO-Verde, onde será possível, o setor privado, pessoas físicas e jurídicas contribuírem para a primeira etapa de 1 milhão de novas árvores no Piauí, nos próximos cinco anos”, explicou Wellington Dias dizendo que o plantio está previsto para o primeiro trimestre de 2022.
O governador considera que o Piauí está em condições de captar esses recursos de investidores porque tem cumprido seu dever de casa na área ambiental e produzindo energias renováveis como a eólica e a solar pelo menos três vezes o que consome.