Ministro da Casa Civil visitou o município a fim de inaugurar uma unidade de saúde
Matéria de Eric Souza (com colaboração de Eduardo Costa)
A caravana de oposição ao atual governo do Piauí, liderada pelo senador e ministro-chefe da Casa Civil Ciro Nogueira (Progressistas), tem percorrido o interior do estado em pré-campanha visando as eleições de 2022. Em uma dessas cidades, no entanto, os oposicionistas foram recebidos de forma pouco amigável por alguns moradores da região.
Neste domingo (5), em São João da Varjota, a 290 km de Teresina, Ciro e outras lideranças tiveram de lidar com vaias e gritos de “fascista” e “ladrão”. Um pequeno grupo de manifestantes, muitos com camisas do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), foi responsável pelos atos contrários ao núcleo do ministro.
Ciro Nogueira visitou o município a fim de inaugurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ainda inacabada. Em vídeo que circula nas redes sociais, é possível ouvir de uma cidadã: “Volta pro lugar de onde tu veio, ladrão!”. Na sequência, outra manifestante contesta a presença do senador: “Quem deveria inaugurar [a UBS] era o ministro da Saúde!”.
Após o incidente, o ministro afirmou que a manifestação foi organizada pelo Partido dos Trabalhadores (PT), que teria inclusive enviado militantes de outras cidades. Além disso, assegurou que o candidato da oposição ao Palácio do Karnak deverá concorrer pelo Progressistas. Caso o nome do ex-prefeito de Teresina Silvio Mendes se concretize, ele deverá deixar o PSDB para se unir à legenda do senador.