Reunião com representantes de partidos de apoio à gestão estadual ocorre nesta segunda-feira (6)
Matéria de Luciano Coelho
O governador Wellington Dias (PT) se reúne na tarde desta segunda-feira (6), no escritório de sua residência oficial, com os deputados dos partidos que compõem a base aliada da gestão estadual.
Segundo informações, na pauta estão as estratégias das legendas para a composição das chapas proporcionais e a acomodação de alguns nomes em partidos da base. Uma das questões é com os filiados ao PL, que filiou o presidente Jair Bolsonaro, e desestabilizou a agremiação em estados como o Piauí, onde integra a sustentação política do governo de esquerda.
O PL tem o deputado federal Fábio Abreu, que deve buscar o PSB para disputar a reeleição. Os deputados estaduais Coronel Carlos Augusto e Dr. Hélio Oliveira estão esperando a abertura da janela partidária e conversando para se filiarem ao PSD. Ainda estão indefinidas as posições da deputada federal Marina Santos e do deputado estadual Fábio Xavier, que é o presidente do PL no Piauí.
Por outro lado, o governador ainda quer acomodar alguns parlamentares que estão insatisfeitos nos seus partidos e buscam novas siglas para se filiarem e disputarem as eleições em 2022. Mas muitos deputados ainda não têm definição nas filiações e avaliam as estratégias políticas e eleitorais para o pleito do ano que vem. Existe ainda um movimento que defende a redução das legendas que compõem a base do governo.