A pesquisa foi realizada pelo Instituto Opinar
Os pré-candidatos da oposição, deputada federal Iracema Portella (Progressistas) e ex-prefeito de Teresina Sílvio Mendes (PSDB) vencem o pré-candidato da situação, secretário Rafael Fonteles (PT) em todos os cenários. É o que mostra a nova pesquisa realizada pelo Instituto Opinar.
O levantamento foi realizado entre os dias 6 e 10 de dezembro, com 1.082 entrevistas em 59 cidades de todas as regiões do Piauí, para traçar cenários eleitorais com os pré-candidatos a governador.
A pergunta estimulada com os nomes sendo apresentados ao entrevistado, Iracema Portella aparece com 23,01% das intenções de votos e Rafael Fonteles aparece com 18,11%. Em outro cenário, Sílvio Mendes está com 35,12% das intenções de voto, com Rafael Fonteles registrando 16,82%.
A pesquisa perguntou também sobre os possíveis candidatos a vice: Sílvio Mendes tendo Iracema Portella como vice registrou 35,30% das intenções de voto, contra 16,91% da dupla Rafael Fonteles e o deputado estadual Themístocles Filho (MDB). Com Iracema na cabeça de chapa e Sílvio candidato a vice, a oposição também supera os pré-candidatos do governo, com 28,37% das intenções.
Outro ponto é o resultado do questionamento sobre o que se espera da próxima administração, mais da metade das pessoas entrevistadas respondeu que quer que seja totalmente diferente da administração atual.