Além do auxílio financeiro, prefeito deve receber indicações de vereadores para a composição das secretarias municipais
Matéria de Wanderson Camêlo e Lilian Oliveira
A conversa realizada nesta terça-feira (18), por volta das 10:30, entre vereadores e o prefeito de Teresina, Doutor Pessoa (MDB), durou mais de uma hora e acabou com uma espécie de pré-acordo: os parlamentares se comprometeram a destinar um percentual relativo a emendas para ajudar as famílias desabrigadas pelas chuvas na capital.
“Devemos andar de mãos dadas (…) não é fazer pelo prefeito, mas por Teresina e os vereadores têm feito muito bem. Estou pedido mais esse apoio ao poder Legislativo, pois as chuvas começaram e pode vir coisa pior, então nada mais que normal procurarmos outro poder para trabalhar juntos com essa possibilidade de enchentes”, disse Dr. Pessoa.
Sobre o assunto, o presidente da Câmara de Teresina, Jeová Alencar (MDB), afirmou que “o prefeito pode mandar um projeto de emenda que a Casa possa, não revogar outro, mas flexionar a destinação de um orçamento já existente”.
Nos bastidores, diz-se que o prefeito aproveitou para discutir a abertura de espaço no secretariado municipal para que parlamentares que integram a base possam fazer indicações. Pessoa prometeu fazer uma nova reformulação administrativa até março deste ano.
Teresina tem 56 áreas de risco monitoradas no período chuvoso. A secretaria municipal de Defesa Civil identificou 560 famílias que vivem em áreas de risco.
De acordo com o órgão, aumentou para 528 o número de famílias desabrigadas por conta das inundações provocadas pelas chuvas na capital.
A Defesa Civil acompanha a situação dos desabrigados e informou que realocou 475 famílias na casa de parentes ou amigos, através do programa Cidade Solidária.
As famílias vítimas das enchentes receberão um auxílio de R$ 300 para ajudar nas despesas, além de outras assistências.