O prefeito cobrou que o prazo para a entrega da galeria da zona Leste seja cumprido
Doutor Pessoa (MDB) ameaçou exonerar o superintendente da SAAD (Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas) Leste, James Guerra, caso o prazo para finalização da galeria da região não seja cumprido. A obra foi uma promessa de campanha do prefeito; ele, assim que assumiu a gestão (em janeiro de 2021), disse que iria concluir os trabalhos em até 100 dias.
“Eu estive lá, até estimulei os funcionários trabalhando. Vamos ver para crer, só uma coisa que não vejo, e que eu acredito, é Deus. Vou acompanhar, vou pedir o início e vou querer saber a data do fim […]. Caso não cumpra as etapas, [James Guerra] poderá ir para fora”, declarou Pessoa em entrevista nesta segunda-feira (28) à imprensa. Ele esteve, por volta das 8:30, no bairro Satélite, zona Leste da capital, visitando obras emergenciais para evitar alagamentos.
Na manhã de ontem, o chefe do executivo teresinense visitou novamente a obra do sistema de drenagem da zona Leste, que está, de acordo com a prefeitura, com 30% dos trabalhos finalizados. Serão beneficiados os bairros Noivos, Jóquei, São Cristóvão e Morada do Sol.
“É uma obra de grandes dificuldades para ser executada. Envolve rebaixamento de lençol freático com construção de poços tubulares, remanejamento da rede de água, esgoto, energia elétrica e redes de Internet, além de ter um solo extremamente ruim constituído por um arenito muito rico em água e sem nenhuma estabilidade. Estamos trabalhando e vamos entregar o sistema de drenagem da zona Leste no prazo”, ressaltou James Guerra durante visita hoje ao trecho da galeria localizado entre a rua Eustáquio Portela e a avenida Homero Castelo Branco.
O perímetro é tido como o mais complexo. Aliás, foi no local onde o Corpo de Bombeiros localizou o carro da servidora pública da Prefeitura de Teresina Wana Sara Cavalcante, 39 anos. Na noite do dia 04 de fevereiro, depois de um temporal, o veículo foi arrastado para um buraco dentro da obra da galeria. Dois dias após o episódio, Wana, que estava sozinha no carro, foi encontrada (por bombeiros militares) morta.
A prefeitura de Teresina promete entregar a galeria da zona Leste pronta em 2024, ou seja, apenas no último ano de gestão de Doutor Pessoa. A obra foi orçada em R$ 65 milhões e a construtora Gimma é a responsável pelos trabalhos.
Matéria relacionada: João de Deus pede que o MP exija da Prefeitura de Teresina plano de trabalho para conclusão de galeria