O encontro aconteceu nesta quarta-feira, 09
Um encontro entre um grupo de petistas interessados em sair do partido para disputar as eleições deste ano chamou a atenção por conta de duas presenças. A reunião, um almoço, aconteceu na quarta-feira (09) e do PT estiveram presentes, por exemplo, o vereador Dudu e os deputados estaduais Ziza Carvalho e Paulo Martins; quem também compareceu foi o vice-prefeito de Teresina, Robert Rios (PSB), e o presidente da Câmara da capital, Jeová Alencar (MDB).
Acontece é que os dois últimos não apoiam o grupo do governador do Estado, Wellington Dias (PT) e, aliás, devem migrar para o Republicanos visando fortalecer bloco político que Doutor Pessoa (MDB) começa a formar no partido. Jeová e Rios não foram à toa ao encontro, avisaram que o prefeito teresinense quer contar com a “ajuda” dos petistas.
Ainda não houve aceno positivo, mas, segundo Paulo Martins, há a possibilidade de um acordo. O deputado afirmou que a condição para que isso aconteça é a liberação para que ele e os correligionários votem no pré-candidato ao executivo piauiense Rafael Fonteles (PT), em Wellington Dias (PT), que vai disputar o Senado, e no presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O deputado, assim como os demais correligionários, também querem a garantia do apoio de todos do grupo do prefeito à chapa majoritária do PT. “A gente quer o apoio do Robert Rios, do Jeová… 100% para o Lula, 100% para o Rafael e 100% para o Wellington Dias, esse é o foco. Eles também discutiram a questão da formação de uma chapa, o que está sendo avaliado”, disse Martins.
Na última terça-feira a conversa foi com o deputado estadual Evaldo Gomes, presidente do Solidariedade. O partido também abriu espaço para nomes do PT interessados em entrar na disputa eleitoral que se avizinha.
Para complicar ainda mais o grupo de petistas o partido vai contar com mais nomes de grande potencial político. Devido ao fracasso nas conversas em torno de uma federação com o PSB, o Partido dos Trabalhadores vai alocar uma leva de deputados com mandato: Jannaina Marques (PSB), Nerinho (PSB), Fábio Xavier (PL) e Hélio Isaías (Progressistas). Todos esses tinha como caminho justamente o PSB. “Tem algumas pessoas, como eu, que se sentem desconfortáveis com algumas situações de vindas para o PT”, desabafou Paulo Martins.
Em entrevista à imprensa, nesta quinta-feira (10), Fábio Xavier relatou que ainda não tratou do assunto com o governador, mas afirmou que Wilson Martins deve comunicar a decisão a ele. Sobre a coligação com o PT ele asseverou: “Para mim não será um problema, tenho admiração pelo PT. Para nós é uma honra”.
Vão chegar também no PT Flávio Nogueira Júnior (PDT), Firmino Paulo (Progressistas) e Oliveira Neto (Cidadania). Ou seja, a situação para os nomes considerados menores tende a piorar. O vereador Dudu vai tentar vaga na Assembleia Legislativa e os colegas de partido Ziza Carvalho e Paulo Martins vão buscar a titularidade.
Matéria de Wanderson Camêlo (com colaboração de Lilian Oliveira)