A decisão foi tomada nesta segunda-feira (22)
O MDB não colocou entrave para a desfiliação de Jeová Alencar e deixou o vereador livre para se filiar ao Republicanos. A informação foi confirmada pela assessoria do parlamentar.
O presidente estadual emedebista, senador Marcelo Castro, reuniu o diretório nesta segunda-feira (21) para tratar do assunto. O encontro aconteceu na sede do MDB-PI, zona Leste de Teresina.
Alencar é pré-candidato a deputado estadual. Como a janela partidária para vereador só abre no ano das próximas eleições municipais, em 2024, ele dependia do aval do MDB para não se complicar na Justiça; caso contrário, correria o risco de perder o mandato.
No Republicanos o vereador vai disputar espaço com o deputado estadual Gessivaldo Isaías (postulante à reeleição). A dificuldade do partido agora é fortalecer mais as chapas proporcionais, por isso tenta a filiação de alguns nomes insatisfeitos no PT, a exemplo do vereador Dudu, pré-candidato a deputado estadual.
O maior entrave é a chapa de federal, que só conta com a deputada Marina Santos (também pré-candidata à reeleição) de musculatura política considerável.