A informação é da governadora do Piauí Regina Sousa
A governadora Regina Sousa (PT) anunciou no dia 4 de abril, durante solenidade de passagem do comando da Polícia Militar, que o Piauí deve adotar o policiamento com bicicletas. A ideia recebeu críticas da população.
De acordo com a gestora, a ideia é que a modalidade seja usada nos locais onde a população pratica esportes e no centro da capital. “Vamos fazer uma experiência […] em outros estados deu certo”, disse nesta terça-feira (12) à imprensa.
A proposta é destinar, inicialmente, 40 policiais para o trabalho, que ainda não tem data definida para que passe a vigorar. O projeto iniciará em Teresina.
A governadora define como “imbecilidade”, as críticas que a proposta vem recebendo. “Só quem não lê é que critica. A Europa anda sobre bicicleta, podem ver”, pontuou.
Em entrevista a Teresina FM, no dia 7 de abril, o coronel Scheiwann Lopes, comandante da Polícia Militar do Piauí (PM-PI), lembrou que a utilização de bicicletas no policiamento ostensivo, como proposto pela governadora, é uma prática presente em outras cidades brasileiras, a exemplo de Manaus, Fortaleza e São Paulo, e até mesmo nos Estados Unidos.
Matéria de Lilian Oliveira e Wanderson Camêlo