Pesquisa ouviu 2.556 eleitores com 16 anos ou mais em 181 cidades de todo o país, em 25 e 26 de maio. Margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos
Pesquisa do Instituto Datafolha divulgada neste sábado (28) pelo jornal “Folha de S.Paulo“ aponta que 73% dos eleitores confiam nas urnas eletrônicas usadas nas eleições do país. Outros 24% disseram não confiar, e 2% não souberam opinar.
A pesquisa ouviu 2.556 eleitores com 16 anos ou mais em 181 cidades brasileiras, em 25 e 26 de maio. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.
No dia 13, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) terminou a última rodada de testes públicos de segurança nas urnas que serão usadas nas eleições de outubro. Segundo a corte, os investigadores não conseguiram alterar nenhum voto, mudar o resultado da urna ou fraudar o processo eleitoral.
Mesmo assim, 55% dos entrevistados pelo Datafolha opinaram que existe alguma chance de fraude nas eleições: 34% disseram que há “muita chance”, e 21%, “um pouco de chance” de fraude. Outros 43% disseram não haver a possibilidade de fraude, e 2% não souberam ou não opinaram.
Nas últimas semanas, o presidente Jair Bolsonaro voltou a lançar suspeitas sobre o processo eleitoral e acusou o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de abuso de autoridade.
Questionados se os ataques do presidente a ministros do Supremo, do TSE e as ameaças sobre as eleições deveriam “ser levados a sério pelas instituições do país”, 56% dos eleitores entrevistados disseram que sim. Outros 36% opinaram que as falas de Bolsonaro não terão consequências, e 8% não souberam opinar.
Fonte: G1