30/11/2024

Política

Vereadores aprovam antecipação de eleição da Mesa Diretora da Câmara de Teresina

Pleito, que deve ocorrer nesta quarta-feira (15), conta com indefinição do candidato da prefeitura e ameaça de judicialização

Compartilhe agora

Publicado por: FM No Tempo 14/06/2022, 11:43

Atualizada às 13h36min

O grupo do prefeito Doutor Pessoa (Republicanos) rachou de vez. Na surdina, os vereadores aprovaram a antecipação da eleição da mesa diretora da Câmara para esta quarta-feira (15); o atual comandante da Casa, Jeová Alencar (Republicanos), foi de encontro aos interesses do chefe do executivo estadual e lançou Enzo Samuel (PDT) como candidato.

“Trata-se apenas de uma eleição interna da Câmara, não tem nada a ver com base ou oposição. Estamos todos juntos com o poder executivo para ajudar nossa cidade. É um processo aberto, democrático e limpo e cada um dos 29 vereadores podem concorrer no pleito”, destacou Alencar.

Jeová Alencar, presidente da Câmara Municipal (Foto: Wanderson Camêlo/Teresina FM)

O requerimento foi aprovado na manhã de hoje. Dudu (PT) não gostou da atitude e prometeu judicializar o processo, marcado para acontecer nesta quarta-feira (15). Apenas ele e Ismael Silva (PSD) se abstiveram.

“Me abstive de votar pois não estou convencido das justificativas apresentadas para a antecipação. Penso que devemos analisar a situação com calma sob pena de sofrermos intervenção judicial e passarmos vexame. Não costumo me manifestar sem a devida convicção, até porque presido a Comissão de Legislação e Justiça, pela qual passam todos os trâmites da Casa”, explicou o petista.

Enzo seria o único postulante a presidente, mas a gestão municipal deve articular a volta de Renato Berger (PSD, ex-líder do governo na Câmara), para o parlamento justamente para colocá-lo na disputa pela presidência. Berger deixou a cadeira de vereador mês passado para administrar a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel).

Enzo Samuel, vereador pelo PDT (Foto: Wanderson Camêlo/Teresina FM)

“Fui recebido por Pessoa e chegamos a um acordo em prol do bom funcionamento da Câmara, da prefeitura e da própria cidade. Seguirei ajudando na articulação dentro da Casa, mesmo deixando o cargo de liderança. Sempre defendi uma Casa independente e espero que escolhamos o melhor nome para nos representar”, declarou o pedetista.

A reportagem da Teresina FM apurou ainda que Ismael Silva, oposição ao prefeito Doutor Pessoa, também pretende lançar candidatura. Tudo vai depender de conversa com o colega de partido Renato Berger.

Nos bastidores corre que Renato e Robert planejam acionar o pré-candidato ao governo do Estado Rafael Fonteles com o objetivo de fazer com que o petista pressione os vereadores aliados ao projeto do Palácio de Karnak a apoiarem a candidatura da prefeitura. O secretário, aliás, reuniu-se hoje, no Palácio da Cidade, com o prefeito Doutor Pessoa e o vice-prefeito, mas saiu sem falar com a imprensa.

O que está por trás da polêmica

Nossa reportagem apurou que Jeová se reuniu com Renato Berger esta semana e garantiu, na oportunidade, que lançaria o secretário como candidato a presidente do parlamento teresinense. De última hora, o vereador mudou de ideia, fato que teria chateado Berger.

Ainda não se sabe o motivo da reviravolta, mas nossa reportagem apurou ainda que Alencar teme perder força no parlamento teresinense caso Renato assuma o controle das ações, já que o secretário é fiel ao vice-prefeito Robert Rios, que, por sua vez, não tem um relacionamento muito bom com o atual presidente da Câmara.

Por outro lado, Robert não aceita de forma alguma a candidatura de Enzo Samuel; os dois tiveram embates que acabou com a saída do pedetista, na semana passada, da liderança do governo na Câmara.

Matéria relacionada:

Matéria de Wanderson Camêlo (com colaboração de Eric Souza)

Compartilhe agora
Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM