Vários integrantes do partido já se decidiram sobre o assunto
O prefeito de Teresina, Doutor Pessoa (Republicanos), entrou em contradição ao tratar sobre a disputa governamental deste ano. Em entrevista à imprensa nesta quarta-feira (13), o gestor destacou que não vai dar carta branca para os integrantes do Republicanos; o problema é que muitos já definiram de que lado vão estar e com o aval do chefe do executivo teresinense.
O caso que mais repercutiu foi o do presidente da Câmara de Teresina, Jeová Alencar (Republicanos), que pretende disputar uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado (Alepi). Ele anunciou, no dia 28 de junho, que vai apoiar o pré-candidato ao executivo piauiense Silvio Mendes (União Brasil).
A oficialização aconteceu em evento na zona Leste da capital e contou com a presença do próprio Doutor Pessoa, além de Silvio e do pré-candidato ao Senado Joel Rodrigues (Progressistas), que também receberá apoio de Alencar.
O prefeito compareceu ainda a uma plenária, realizada na semana passada (também em Teresina), em prol da pré-candidatura de Rafael Fonteles (PT). Estiveram à frente da organização do evento o deputado estadual Henrique Pires (MDB) e o vereador Zé Filho, pré-candidato a deputado federal pelo partido do prefeito teresinense.
Apesar das evidências de liberação, Pessoa continua afirmando que só vai dar carta branca para os correligionários em caso de segundo turno: “Conversação é uma coisa, agora liberar é outra”.
O chefe do executivo teresinense ainda reafirmou que é a favor de uma terceira via e que vai optar por Fonteles ou Silvio apenas em caso de segundo turno entre os dois. “Eu já disse desde o início […], só irei decidir quem vou apoiar depois do dia 2 de outubro”, disse.
O Republicanos vai tratar da questão majoritária de forma definitiva durante a convenção do partido, marcada para acontecer no dia 29 deste mês.