Especula-se nos bastidores que a divisão do fundo eleitoral tenha causado desconforto entre pré-candidatos da legenda
O Republicanos-PI resolveu adiar sua convenção política, que aconteceria nesta quarta-feira (27). A data do evento ainda não foi remarcada. Nos bastidores a especulação é de que deu problema por lá com relação à divisão do fundo eleitoral, que ainda nem caiu na conta do partido.
Alguns nomes menores teriam ficado com ciúme do valor que foi prometido para as pré-candidaturas tidas como mais importantes, como a de Jeová Alencar (presidente da Câmara de Teresina), que vai disputar uma vaga na Assembleia Legislativa. O vereador negou que o motivo do adiamento da convenção tenha sido esse.
A chapa de federal do Republicanos tem 11 nomes confirmados, mas especula-se prováveis desistências. O grupo de estadual hoje é composto por 25 pré-candidatos; restam mais seis confirmações.
O vereador Antônio José Lira (Republicanos), líder do governo na Câmara de Teresina, foi um dos que reclamou da falta de isonomia dentro do grupo e chegou a desistir, no mês passado, da pré-candidatura a deputado federal. Este mês o parlamentar disse que foi procurado pelo prefeito Doutor Pessoa, líder do Republicanos no Piauí, e que por isso resolveu voltar atrás com relação ao projeto proporcional.
O partido não vai entrar na eleição governamental deste ano e também não pretende lançar nome para disputar o Senado.