O parlamentar confirmou a decisão nesta segunda-feira (29)
Matéria de Wanderson Camêlo e Lilian Oliveira
O deputado estadual Gessivaldo Isaías (Republicanos) deixou o suspense de lado e confirmou o que muitos já especulavam: vai se juntar ao candidato ao governo do Piauí Silvio Mendes (União Brasil). Quem seguiu o mesmo caminho foi o empresário Fábio Sérvio (Podemos), que abdicou da candidatura ao Senado para apoiar Joel Rodrigues (postulante ao Senado pelo Progressistas).
As adesões foram anunciadas nesta segunda-feira, 29, em um grande evento na sede do Progressistas-PI, zona leste de Teresina. Os dois novos integrantes do grupo chegaram ao local em uma van, dirigida pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (Progressistas). Silvio e Joel também compareceram à solenidade.
“Apoiamos o Joel Rodrigues por entender a necessidade do desprendimento que precisa acontecer para que todos se unam para derrotar o símbolo maior do atraso desse estado, que é Wellington Dias […] Eu não tive as condições partidárias para seguir, a gente tem um bom desempenho nas pesquisas, mas em nome de uma situação maior a gente abriu mão da própria candidatura para fortalecer a oposição”, destacou Fabio Sérvio.
O candidato a deputado estadual Gutemberg Rocha (MDB) foi outro a mudar de lado. Ele foi vice do petista Araujinho na eleição para prefeito de Picos em 2018.
Das três novidades, apenas Sérvio não integrava a base governista.
Justamente no dia das adesões à oposição, o candidato ao executivo piauiense pelo PT, Rafael Fonteles, reuniu sua bancada de apoio na Câmara Municipal de Teresina com a justificativa de “traçar novas estratégias”.
“Hoje tratamos dessa reta final da campanha, é preciso bater de porta em porta e são as lideranças que realizam esse trabalho. Portanto é um trabalho fundamental para que a nossa mensagem chegue nas casas, mostrando que Lula, Rafael e Wellington são a melhor opção para cuidar de Teresina e do Piauí”, disse.
Participaram do encontro os vereadores: Dudu (PT), Elzuila Calisto (PT), Pollyanna Rocha (PV), Enzo Samuel (PDT), Bruno Vilarinho (PTB), Gustavo de Carvalho (PSDB), Luís André (secretário municipal de Meio Ambiente; União Brasil), Luiz Lobão (MDB), Venâncio Cardoso (PSDB), Neto do Angelim (Progressistas), Vinício Ferreira (em partido), Joaquim Caldas (MDB), Markim Costa (sem partido), Zé Filho (Republicanos) e Capitão Roberval Queiroz (União Brasil).
Ao todo, 20 vereadores de Teresina apoiam Rafael Fonteles e Wellington Dias (candidato ao Senado pelo PT). Além dos que participaram da reunião, apoiam os candidatos do PT: Fernanda Gomes (Solidariedade), Thanandra Sarapatinhas (Patriota), Zé Nito ( superintendente da SAAD/Sudeste; MDB), Deolindo Moura (PT) e Valdemir Virgino (Progressistas).