Caso repercutiu nas redes sociais e até na imprensa nacional
Uma entrevista do candidato ao governo do Piauí Silvio Mendes (União Brasil) a um programa de TV local nesta quarta-feira (31) gerou muita polêmica.
Ao ser questionado pela jornalista Katya D’Angelles, do grupo Meio Norte, sobre planos para combater o feminicídio e em favor das minorias, o oposicionista tentou elogiá-la, mas a fala não caiu muito bem.
“Eu imagino quantas discriminações você não sofreu. Você, que é quase negra, na pele, mas você é uma pessoa inteligente, teve a oportunidade que a maioria não teve, e aproveitou”, disse Mendes à jornalista, que é negra.
O assunto tomou conta de grupos de WhatsApp e repercutiu em várias outras redes sociais. No Twitter, um dos perfis que compartilhou o trecho polêmico da entrevista classificou Silvio como “candidato bolsonarista”. Nos comentários da publicação, houve até ofensa contra Mendes. “Racista de mer…”, atacou um internauta.
Alguns meios de comunicação nacionais, como o portal Estadão, também repercutiram o caso.
Logo após a repercussão negativa da fala, o candidato se manifestou, via assessoria, pedindo desculpas pelo ocorrido. Confira a manifestação na íntegra logo abaixo:
Devido a repercussão em torno de um trecho da entrevista do candidato a governador Sílvio Mendes à TV Meio Norte, esclarece-se:
Sílvio tem profunda admiração, respeito e carinho à jornalista Katya Dangeles, quem considera uma amiga desde os tempos que ela trabalhava no jornal Diário do Povo cobrindo matérias políticas quando ele era prefeito de Teresina. Após a entrevista, Silvio entrou em contato com Katya e pediu suas sinceras desculpas, reconhecendo o erro.