Na disputa pelo Karnak, demais candidatos obtiveram 9%; pesquisa ouviu 800 pessoas no Piauí entre 9 e 11 de setembro
O Ipec (ex-Ibope), em parceria com a TV Clube, realizou uma pesquisa de intenção de voto para governador do Estado. O levantamento ouviu 800 pessoas, entre os dias 9 e 11 de setembro, em 38 municípios do Piauí.
O candidato Sílvio Mendes (União Brasil) aparece com 43% na pesquisa estimulada. O candidato Rafael Fonteles (PT) vem na sequência com 29% das intenções de voto.
Em seguida surge o candidato Coronel Diego Melo (PL), com 3%, acompanhado de Geraldo Carvalho (PSTU), Gustavo Henrique (Patriota), Gessy Lima (PSC), Lourdes Melo (PCO), Madalena Nunes (PSOL) e Ravenna Castro (PMN), todos empatados com 1%.
Os eleitores que vão votar nulo ou em branco somam 10%, e outros 10% não sabem quem irão escolher ou preferiram não opinar.
Já na pesquisa espontânea, Silvio Mendes conta com 26% da preferência do eleitorado, contra 17% de Rafael Fonteles. Coronel Diego Melo tem 1%; Geraldo Carvalho, Gessy Lima e Lourdes Melo não pontuaram.
Gustavo Henrique, Madalena Nunes e Ravenna Castro não foram citados. Os que votam nulo ou em branco são 8%, enquanto 44% dos entrevistados não sabem ou não opinaram.
Os entrevistados também foram questionados a respeito de seu voto em um provável segundo turno. Nesse cenário, Silvio seria o vencedor com 50% das intenções de voto; Rafael soma 34%.
Votos nulos ou em branco representam 7%, ao tempo que 9% das pessoas ouvidas não sabem ou não opinaram.
No quesito rejeição, 21% dos entrevistados responderam que não votariam de jeito nenhum em Rafael Fonteles. Lourdes Melo tem 20%, seguido do Coronel Diego Melo, com 16%.
Logo depois vêm Silvio Mendes, com 15%, e Gessy Lima, com 13%. Geraldo Carvalho e Madalena Nunes são rejeitados por 11% dos eleitores, e Gustavo Henrique e Ravenna Castro contam ambos com 10%.
Os que declaram que poderiam votar em todos os candidatos correspondem a 8% do total. Já os que não sabem responder ou não opinaram são 23%.
O levantamento possui 95% de confiança e margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo PI-05214/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-02457/2022.