Deputado federal pelo PSD e candidato à reeleição menciona emendas à Constituição e projeta votação de filho para a Alepi
O deputado federal Júlio César, candidato à reeleição pelo PSD, busca uma vaga na Câmara dos Deputados pelo sétimo mandato consecutivo. Além do Congresso Nacional, foi prefeito de Guadalupe (a 351 km de Teresina) em duas ocasiões: entre 1977 e 1986 e 1989 e 1991.
Em entrevista ao JT1 da Teresina FM nesta quarta-feira (21), César destacou um dos principais feitos de sua passagem pela Câmara Federal: a aprovação de leis de renegociação de débitos no setor rural.
“As instabilidades climáticas, ou seja, chuvas reduzidas e seca, tira a possibilidade de o agricultor pagar suas contas. Conseguimos, depois de mais de quatro anos de estudo, aprovar a Lei nº 13.340/2016, que permitiu a esse trabalhador negociar suas dívidas com desconto”, apontou.
O pessedista mencionou ainda as emendas à Constituição, encabeçadas por ele, destinadas a aumentar as transferências de recursos do governo federal para os municípios brasileiros.
“Aprovamos em dezembro de 2007 um projeto de nossa autoria que previa o aumento de 1% do Fundo de Participação dos Municípios [FPM] no mês de julho daquele ano. Já em 2021, o acréscimo aconteceu nos recursos de setembro. Esses meses registram quedas substanciais nas receitas da União pois coincidem com a diminuição do Imposto de Renda [IR], que corresponde a 85% do fundo”, explicou.
Questionado sobre apoios políticos, o deputado esclareceu que, devido ao acordo firmado pelo PSD em pertencer à base do presidente Jair Bolsonaro (PL), foi “obrigado” a ser aliado do mandatário a fim de não contrariar a fidelidade partidária.
“Entretanto, a nível estadual, decidimos compor a base governista e inclusive indicamos a primeira suplente de Wellington Dias na disputa pelo Senado [Jussara Lima, esposa do parlamentar]. Não podemos negar que o PT é mais bem avaliado no Piauí do que qualquer outra alternativa”, afirmou.
Diante dos números da última pesquisa eleitoral do Instituto Amostragem, divulgada na última segunda-feira (19), que mostram Rafael Fonteles (PT) à frente na corrida pelo Palácio de Karnak, com 48,72% dos votos válidos, Júlio César cravou a vitória do candidato petista.
“Rafael tem vantagem sobre seus concorrentes assim como Lula [presidenciável do PT] no cenário nacional. Podemos dizer, portanto, que a eleição irá terminar ainda no primeiro turno”, disparou.
O entrevistado também comentou sobre o fato de seu filho, Georgiano Neto (deputado estadual pelo PSD e candidato à reeleição), encaminhar seu terceiro mandato na Assembleia Legislativa.
“Georgiano foi o deputado mais votado da história do Piauí nas últimas eleições. Acredito que passe dos 100 mil votos nesse pleito; o segundo colocado deve obter 60% de sua votação. Se ele é bem avaliado não é porque a família escolheu, mas os eleitores”, concluiu.