O afastamento vai ser oficializado na próxima semana
O ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira (Progressistas), vai se licenciar do cargo para focar apenas na eleição para o governo do Piauí. A informação foi confirmada por nossa reportagem com a assessoria de imprensa do oposicionista nesta quinta-feira, 22.
Nogueira vai oficializar o afastamento ainda hoje. Ele está em Teresina desde a quarta-feira (21) e só deve voltar a Brasília após o pleito eleitoral.
Ainda segundo a assessoria do ministro, ele já tratou do assunto com o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). A decisão vai ter impacto na campanha do chefe do executivo federal, candidato à reeleição, já que Nogueira ajudava a coordenar as ações.
De acordo com informações de bastidores, Ciro tem como estratégia fortalecer mais o nome de Silvio Mendes (candidato ao governo pelo União Brasil) na capital piauiense para compensar uma provável diferença de votos para com o candidato da base governista, Rafael Fonteles (federação PT/PV/PCdoB), no interior. Como mostrou a última pesquisa feita pelo Instituto Credibilidade, tanto no cenário estimulado como no espontâneo, Silvio venceria o petista em Teresina se a eleição fosse hoje.
O grupo do Palácio de Karnak diz ter levantamentos, mas internos, mostrando que Rafael já está empatado com o candidato da oposição na capital. No entanto, conforme apurado pela nossa reportagem com lideranças ligadas ao petista, na prática Fonteles tem a consciência de que está atrás de Mendes em Teresina, por isso também vai aproveitar a última semana de campanha para intensificar as ações aqui.