15/11/2024

Política

Aplicativo Pardal, do TSE, registra mais de mil denúncias de crime eleitoral em setembro

Plataforma da Justiça Eleitoral permite que usuários notifiquem práticas ilícitas e anexem material comprobatório

Compartilhe agora

Publicado por: FM No Tempo 28/09/2022, 14:09

Matéria de Rodrigo Carvalho

Agência Nordestina de Notícias (ANN)

Com mais de mil notificações por dia, o aplicativo Pardal, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), registra recordes de denúncias na campanha eleitoral deste ano.

Ferramenta recebe possíveis irregularidades na campanha eleitoral (Foto: Divulgação/TSE)

A plataforma funciona como um canal por meio do qual os eleitores podem apontar irregularidades durante o pleito, como explica Arimatéia Carvalho, coordenador de eleições informatizadas do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI).

“É uma importante ferramenta criada em 2014 pela Justiça Eleitoral e que tem sido utilizada com bastante sucesso nas últimas eleições. Tanto o cidadão comum quanto os próprios tribunais são beneficiados [por ela], uma vez que confere agilidade e material comprobatório às denúncias”, ressalta.

Arimatéia descreve ainda como o aplicativo funciona e aponta de que forma os cidadãos podem realizar suas denúncias. “Após baixar, o usuário faz um breve cadastro, no qual deve se identificar – embora na denúncia em si não haja necessidade de identificação – e anexa uma comprovação, que pode ser uma fotografia”, enumera.

Primeiro turno das Eleições 2022 acontece em 2 de outubro (Foto: Divulgação/TSE)

O coordenador do TRE-PI realiza um balanço das ocorrências registradas no Piauí por meio do Pardal. “Contabilizamos até o momento 88 queixas, todas relativas à propaganda irregular. Acreditamos que agora, por estarmos mais próximos ao pleito, receberemos notificações de compra de votos e boca de urna”, avalia.

Por fim, Arimatéia elenca os passos para a instalação do aplicativo. “O Pardal está disponível para Android e iOS. Se não quiser baixar diretamente nas lojas virtuais, basta acessar o site do TSE, que irá encaminhá-lo à aplicação“, conclui.

Confira a reportagem no Jornal da Teresina 2ª Edição desta quarta-feira (28):

Matéria relacionada:

Compartilhe agora
Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM