O citado foi o vereador, de Floriano, Ancelmo Jorge Soares da Silva
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) condenou o vereador de Floriano-PI Ancelmo Jorge Soares da Silva (Partido Progressistas) devido a publicação de um vídeo, no Instagram, com informações falsas sobre o candidato ao Senado Wellington Dias (PT). A decisão foi repassada nesta quinta-feira, 29, pela assessoria de imprensa do petista.
Na ação, impetrada pela coligação A Força do Povo (liderada pelo PT e o MDB), foi comprovado que o parlamentar usou a imagem do ex-governador com uma simulação de fala que não foi verdadeiramente proferida.
“O vídeo está claramente editado e se apresenta, assim, como uma montagem que cria uma falsa informação ao eleitor, sabiamente inverídica, visto que o representado Wellington Dias é opositor ao candidato Joel Rodrigues, pois ambos concorrem ao cargo eletivo majoritário de senador. Portanto, atento à necessária proteção da integridade do processo eleitoral, não se pode admitir desvirtuamentos que possam disseminar informações não verdadeiras”, frisou o juiz Agliberto Gomes Machado, responsável pela análise do processo.
Ainda de acordo com a sentença, o material foi publicado no stories do perfil de Ancelmo no Instagram e não se encontra mais disponível. O juiz Agliberto Gomes determinou que o vereador se abstenha de realizar novas postagens do mesmo conteúdo, sob pena de multa diária no valor de R$ 1.000,00 por publicação detectada.
Não conseguimos contato com Ancelmo Jorge. Ele é ligado ao candidato a senador Joel Rodrigues (Progressistas), ex-prefeito de Floriano.