Prefeito de Teresina e vice-governador eleito do Piauí estão rompidos desde julho do ano passado
O apoio do prefeito de Teresina, Doutor Pessoa (Republicanos), ao presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva (PT) poderia acarretar a reaproximação entre o gestor e o deputado estadual Themístocles Filho (MDB)? O emedebista tratou do assunto em entrevista à imprensa, mas foi evasivo na resposta.
“Eu nunca tirei o Pessoa do meu time, não, foi ele que saiu”, disse, aos risos, o deputado. A afirmação foi feita em entrevista à imprensa, na última terça-feira (11), na Assembleia Legislativa.
Brigados por conta de questões políticas, Pessoa e Themístocles, vice-governador eleito do Piauí, voltaram a participar do mesmo grupo desde a semana passada, quando o prefeito anunciou apoio à candidatura de Lula.
Apesar da reaproximação ter sido apenas para apoiar a campanha do petista, especula-se nos bastidores que o chefe do executivo teresinense vem tentando retomar a parceria política com Themístocles Filho visando montar estrutura para conseguir a reeleição, em 2024. O deputado foi peça fundamental na eleição de Doutor Pessoa como prefeito da capital.
O estopim do racha entre os dois foi uma entrevista que Themístocles Filho concedeu, em julho de 2021, a uma emissora local de TV. Na oportunidade o emedebista reforçou que ajudou a eleger Pessoa prefeito de Teresina.
O chefe do executivo teresinense interpretou a declaração, especula-se, como uma cobrança de Themístocles por mais prestígio no secretariado municipal.
Um dia após a declaração do ex-colega de partido, o prefeito, também em entrevista à imprensa, disparou: “Estou cansado de lenga-lenga […]. O deputado vive de alegar o apoio que deu”.