As denúncias foram apresentadas após o primeiro turno das eleições
O Ministério Público do Piauí (MPT-PI) recebeu 21 denúncias de assédio eleitoral no estado. São casos em que trabalhadores são ameaçados e coagidos a votarem nos candidatos da preferência dos empregadores.
De acordo com o MPT, as denúncias foram apresentadas após o primeiro turno das eleições de 2022, 2 de outubro. No domingo, 30 de outubro, acontece o segundo turno das eleições presidenciais no Brasil.
“O MPT está com seus canais à disposição para receber as denúncias. Iremos investigar e adotar todas as providências cabíveis […] O trabalhador que tiver sido vítima pode nos procurar”, destacou o Procurador-chefe do MPT-PI, Edno Moura.
São 1.027 denúncias de assédio eleitoral em todo o Brasil. A região Sudeste lidera com 422. Apesar do número ter crescido, o MPT acredita que as irregularidades são maiores.
“No Piauí, por exemplo, temos 21 denúncias. O número vem crescendo, mas acreditamos que muitas pessoas não sabem que esse assédio eleitoral é crime, outras ainda têm receio de denunciar”, orientou o Procurador.