04/01/2025

Política

Audiência pública sobre fim das carroças em Teresina acaba sem acordo e vereadora promete marcar outra reunião

Autora da proposta, Thanandra Sarapatinhas, promete marcar outra reunião com Doutor Pessoa para resolver o impasse

Compartilhe agora

Publicado por: Wanderson Camêlo 26/10/2022, 10:35

A vereadora Thanandra Sarapatinhas (Patriota) insiste em acabar com o uso de animais de tração por carroceiros. Nesta terça-feira (25) a parlamentar reuniu integrantes da categoria, em audiência na Câmara de Teresina, para tratar do assunto, mas as partes não chegaram a um consenso.

Diante do impasse, Thanandra promete marcar uma outra conversa com o prefeito da capital, Doutor Pessoa (Republicanos). O objetivo é tentar convencer o chefe do executivo municipal a “comprar a ideia” de pôr fim às carroças. 

“Quem pode dar a palavra final é o prefeito. Aqui na Câmara podemos enriquecer esse debate, trazer opiniões diferentes. Então, depois de analisar tudo o que debatemos, vou pedir uma nova reunião com ele”, explicou Sarapatinhas. 

A vereadora Thanandra Sarapatinhas (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

A vereadora formalizou a proposta que visa acabar com o uso de animais por carroceiros por meio de um indicativo de lei. Ou seja, para que a matéria se transforme em projeto de lei e possa ser votada pela Câmara, só com o aval do prefeito, que ainda não deu aceno positivo.

A audiência

A audiência foi proposta por Thanandra Sarapatinhas, juntamente com os vereadores Deolindo Moura (PT), Markim Costa (Sem partido) e Dudu Borges (PT), e atendeu a pedido feito pela Associação de Carroceiros da capital. O encontro também contou com representantes da categoria, protetores de animais, Ministério Público, OAB-PI, Secretaria de Segurança, PM-PI, Guarda Municipal e Secretarias Municipais de Governo e Meio Ambiente.

Audiência pública entre vereadores e entidades da sociedade civil (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Ao falar que não desistirá do projeto, a vereadora chegou a dizer que aceitaria até mesmo um prazo gradativo de dez anos para a adequação a proibição do uso de carroças, à exemplo de outras cidades. 

“Não vai ser de uma hora para outra. A prefeitura vai ter que profissionalizar essas pessoas, qualificar e arrumar emprego. Ninguém vai ficar sem emprego. Deveriam ler o projeto e não ficar com fake news e arruaça. Mesmo que queiram, eu não vou recuar enquanto não acabar com esse sofrimento para os animais aqui em Teresina”, destacou. 

A promotora Carmelina Moura também se manifestou a favor do fim gradativo das carroças em Teresina.

 

Compartilhe agora
Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM