O Governo Federal publicou na segunda-feira (02) a Medida Provisória que extingue a pasta
O deputado estadual Henrique Pires (MDB) não gostou nem um pouco da extinção da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e deixou bem evidente a chateação ao criticar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Para o emedebista, Lula “rasga sua história” ao acabar com a pasta.
“Isso é o presidente Luiz Inácio Lula da Silva rasgar a sua história. […] Você tira a prioridade, por exemplo, para a construção de um banheiro na zona rural, por exemplo, em cidades como Pajeú, para focar em grandes obras”, criticou Pires, que comandou a Fundação Nacional de Saúde antes de ser deputado estadual.
A declaração foi dada em entrevista, nesta quinta-feira (05), ao Jornal da Teresina 1° Edição. “O déficit de saneamento é tão grande que a Funasa tem que fazer, o Denocs [Departamento Nacional de Obras Contra as Secas] tem que fazer. A Funasa vai onde ninguém quer ir”, acrescentou o parlamentar.
O Governo Federal publicou na segunda-feira (02) a Medida Provisória que extingue a Funasa. A medida faz parte das primeiras mudanças na estrutura do governo que estão sendo feitas pela equipe de Lula.
Com a mudança, as atividades relacionadas à vigilância em saúde e ambiente ficarão com o Ministério da Saúde e as demais atividades da Funasa serão assumidas pelo Ministério das Cidades.
A Fundação é vinculada ao Ministério da Saúde e tem o seu trabalho voltado para a promoção e proteção da saúde, implementando ações especialmente na área do saneamento para prevenção e controle de doenças.
Confira a entrevista na íntegra: