Proposta visa melhorar o sistema público de transporte na capital piauiense.
O secretário municipal de Administração, João Henrique Sousa, esteve com o presidente da Assembleia Legislativa, Franzé Silva, para tratarem sobre a mensagem do governador Rafael Fonteles que trata de medidas para minimizar a crise no transporte coletivo da capital.
Os deputados passam a analisar as propostas de desonerar o IPVA para ônibus novos, reduzir o ICMS sobre diesel e pneus, além o pagamento das meias passagem para os estudantes da rede estadual de ensino e a gratuidade dos servidores estaduais, nas comissões técnicas da Assembleia.
Outro ponto é tentar interligar o sistema dos ônibus com o ramal do metrô que faz a ligação entre a zona Sudeste e o centro da cidade. Existe uma proposta para estender a linha do metrô até depois do centro administrativo.
Da Assembleia o secretário seguiu para a Câmara Municipal onde terá uma reunião com o vereador Enzo Samuel, presidente da Casa, para uma articulação no sentido de melhorar o transporte coletivo na capital, inclusive, aumentando número de ônibus em circulação.
“Proponho que estudemos essa possibilidade da integração entre sistema de ônibus com o metrô, como alternativa para solucionar a situação, inclusive, barateando para o usuário e para o município e melhorando a qualidade do transporte de Teresina. Nós informamos ao secretário o andamento do projeto de lei, encaminhado pelo governador Rafael Fonteles à Alepi, que trata do recurso que irá diminuir o impacto com relação às gratuidades no sistema. Amanhã [terça-feira], já teremos reunião das comissões e queremos colocar a matéria o mais rápido possível”, explica Franzé.
De acordo com o parlamentar, a projeção financeira, através do projeto do Governo do Estado, é injetar no sistema o investimento estimado de R$ 1,5 milhão.