“Nunca defendi a criação de secretaria nenhuma”, afirmou
O deputado estadual Henrique Pires (MDB) negou que tenha defendido a criação de uma nova pasta na estrutura do Governo do Estado. No mês passado o emedebista propôs protocolar um requerimento à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Piauí visando solicitar do governador Rafael Fonteles (PT) o envio de um projeto de lei para instituir a Secretaria de Saneamento Básico Urbana e Rural.
A pasta, como destacou Henrique na ocasião, atuaria em sintonia principalmente com o Ministério da Saúde nos segmentos de saneamento, abastecimento de água e esgotamento sanitário, além do transporte e tratamento de resíduos sólidos.
“Nunca defendi a criação de secretaria nenhuma, não sei de onde saiu isso. Eu acho é que, com o fechamento da Funasa, o que foi um erro, vou usar o nome erro, e uma punhalada nas costas do povo nordestino, os estados têm que se redobrar nisso. Aí é importante essa visão que o governador Rafael tem não só para o abastecimento de água urbano, como também para o abastecimento de água rural”, declarou Pires em entrevista à Teresina FM.
A Secretaria de Saneamento Básico Urbana e Rural desempenharia as funções da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), que sofre processo de extinção.
O governo federal divulgou no dia 02 de janeiro deste ano a Medida Provisória que extingue a Funasa. A MP possui validade de 120 dias e ainda precisa ser analisada pelo Congresso para ter efeito permanente.