A proposta é do vereador Alan Brandão (PDT)
O vereador Alan Brandão (PDT) apresentou Projeto de lei para instituir a política de Atenção Psicossocial na rede municipal de ensino de Teresina. A proposta vai ser votada pela Câmara Municipal. Uma das justificativas para a criação da proposta é a quantidade de casos de violência e ataques em escolas registrados este ano no país, o que tem assustado alunos, professores e familiares.
“São estratégias para articular e integrar – na Educação, Saúde e Assistência Social – a promoção, prevenção e atenção psicossocial na Rede Municipal de Ensino. Considero de fundamental importância esse trabalho que consiste em um esforço para contribuir para o ambiente saudável e seguro na escola.”, explica o parlamentar.
Em Teresina foram divulgadas ameaças de ataques, muitas delas se tratavam de fake news, mas acenderam o sinal vermelho sobre a temática. Além do reforço do policiamento e segurança, um dos fatores que mais complicam esta situação é a prática do bullying que deve ser combatida e cuidadosamente acompanhada pela comunidade escolar, famílias e sociedade,
“Vamos criar um núcleo psicossocial nas escolas de rede municipal, identificar indícios de sofrimento psíquico e distúrbios e garantir essa atenção psicossocial e interação entre os serviços educacionais, de saúde e de assistência social. Promover a saúde mental é também uma forma de proteger nossos jovens e crianças e deve ser um esforço de todos. ”, destaca Alan Brandão.
Em sua justificativa, o vereador usou dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), segundo o órgão, 20% (vinte por cento) das crianças e adolescentes padecem sofrimento psíquico e distúrbios. Deste quantitativo, derivam diversos problemas, como: anorexia, ansiedade, automutilação, bulimia, depressão, desatenção, dificuldades, irritabilidade, isolamento, TDAH, dentre outros.