“É um contrassenso”, disparou o emedebista
O deputado estadual Severo Eulálio (MDB) classificou de “contrassenso” a proposta de anulação da eleição que o garantiu como presidente da Assembleia Legislativa do Piauí para o biênio 2025/2026. O atual presidente da Casa, Franzé Silva (PT), prometeu pautar o debate, em plenário, da ideia.
“É um contrassenso […]. O que cabe é aguardar a decisão do STF, uma decisão definitiva. A decisão que tem do STF não diz respeito em nada ao estado do Piauí, ela diz respeito ao estado do Tocantins”, disse Severo.
A manifestação Franzé que mexeu com o ânimo de Severo foi dada nesta segunda-feira, 29, e teve como base a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que tornou sem efeito o pleito antecipado para a Mesa Diretora da Assembleia do Tocantins.
Para que a antecipação da eleição de Severo Eulálio acontecesse os deputados estaduais mudaram, no final de 2022, o regimento interno da Assembleia Legislativa do Piauí.
Devido a um acordo entre PT e MDB, Franzé conquistou o direito de administrar o parlamento estadual entre 2023 e 2024 e Severo Eulálio, entre 2025 e 2026. As duas eleições aconteceram no mesmo dia: 1° de fevereiro deste ano.
Matéria relacionada: