O alerta é do presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí Kennedy Barros
Por Tiago Andrade
Devido a ausência de informações acerca do Censo Escolar, 40% dos municípios do Piauí podem perder recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O prazo de encerramento para o envio das informações ao Ministério da Educação é até o dia 31 de julho.
O alerta é do presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), Kennedy Barros, que na manhã desta quinta-feira (27) esteve na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) reunido com o Presidente da casa, Franzé Silva (PT); com o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Toninho da Caridade e vários deputados.
O presidente do TCE-PI destacou que a Assembleia pode contribuir para a realização do censo devido a influência política dos deputados estaduais com os prefeitos. “Aqui os prefeitos têm ligação política com os parlamentares e os parlamentares podem consequentemente ajudar atentando os prefeitos a cumprir o calendário do governo federal”, afirmou
De acordo com Kennedy Barros a ausência dos dados pode afetar diretamente as políticas públicas para a educação no próximo ano. “O prejuízo você só pode dimensionar quando você contabilizar aqueles que não foram inscritos e quanto eles iriam contabilizar o recurso que viria”, disse.
O presidente da Alepi, Franzé Silva, afirmou que os deputados vão fazer um mutirão junto aos prefeitos dos municípios que ainda não realizaram o censo. “O presidente Kennedy veio aqui hoje para que pudéssemos reunir os deputados que tem ligações com prefeitos pra que a gente possa fazer um mutirão nesses quatro, cinco dias que ainda restam de possibilidade de alimentar o sistema e não deixar pra última hora”, disse.