O fato seria concretizado com uma mexida na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer
Segundo informações obtidas pela nossa reportagem, o líder do Governo na Câmara de Teresina, Antonio José Lira (Republicanos), por pouco não foi sacado do mandato. A saída aconteceria esta semana, especificamente na segunda-feira, 31.
O fato seria concretizado com uma mexida na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), comandada pelo vereador licenciado Renato Berger (PSD).
A mudança, de acordo com fontes ligadas à gestão municipal ouvidas pela nossa reportagem, serviria, de quebra, para efetivar o apoio do Cidadania ao grupo do prefeito Doutor Pessoa (Republicanos). O partido é gerido no estado por Joaquim Saraiva, apadrinhado pelo ex-senador João Vicente Claudino (sem partido).
Joaquim teria reivindicado a Secretaria Municipal de Esporte. Se a troca fosse efetivada, Berger voltaria para o parlamento local, no lugar de Lira, e ainda reassumiria a liderança do Governo na Casa. Nossa reportagem apurou que o secretário ameaçou romper com o Palácio da Cidade caso fosse sacado do cargo.
O fato teria freado a mudança, já que Renato é considerado por Pessoa um importante aliado.
Antonio José Lira acusou, no mês passado, o presidente da Fundação Municipal de Cultura, o vereador Neto do Angelim (Progressistas), de tentar tirá-lo do legislativo teresinense. Segundo Lira, Neto afirmou ao chefe do executivo municipal que ele (Lira) é o responsável pela desarmonia entre a Câmara e o Palácio da Cidade.
“[…] Eu fui surpreendido com esse fuxiqueiro de plantão. Como eu não tenho papas na língua e tenho a política como missão, e não como profissão, sou do setor privado, eu não iria ficar assistindo a alguém me detonar para o Palácio [da Cidade, sede do executivo teresinense], levantando falso, dizendo, e ainda pedindo segredo para o Palácio, que quem atrapalha a relação entre Palácio e Câmara Municipal é o líder […]”, disparou o líder em entrevista à nossa reportagem.
Ele endossou as críticas em discurso ontem na Câmara de Teresina. Neto do Angelim preferiu não se manifestar sobre o assunto.