27/11/2024

Política

Câmara de Teresina adia votação de veto a projeto que reajusta salário de servidores da Prefeitura

A demanda diz respeito aos psicólogos, educadores físicos e tecnólogos em radiologia

Compartilhe agora

Publicado por: Wanderson Camêlo 09/08/2023, 09:23

Por Wanderson Camêlo e Tiago Andrade

A Câmara de Teresina adiou mais uma vez a votação do veto do prefeito Doutor Pessoa (Republicanos) ao projeto que reajusta o salário dos psicólogos, educadores físicos e tecnólogos em radiologia do Município. Desta vez o motivo foi um pedido, conjunto, de vistas.

Fachada da Câmara Municipal de Teresina (Foto: Arquivo/Teresina FM)

A solicitação foi feita por cinco vereadores: Deolindo Moura (PT), Elzuila Calisto (PT), Pollyana Rocha (PV/federação), Fernanda Gomes (Solidariedade) e Luiz Lobão (MDB). O veto voltou a ser pautado na sessão plenária desta quarta-feira (9).

Houve acordo

A matéria voltará a ser apreciada pelos parlamentares após o executivo enviar um novo projeto de lei, garantindo o reajuste aos servidores, só que para o início do próximo ano.

De acordo com o líder do Governo na Câmara Municipal, Antônio José Lira (Republicanos), o Palácio da Cidade vai enviar à casa um novo projeto dentro de 15 dias.

“O prefeito assumiu um compromisso, primeiro, dentro de 15 dias manda um projeto de lei. Eu acredito no prefeito e no secretário Admilson Brasil. Outro ponto é ser implantado em fevereiro” disse Lira.

Na sessão da terça-feira, 08, vereadores ligados à base governista confessaram à nossa reportagem que a Prefeitura propôs realizar o aumento em novembro deste ano se o veto for mantido. A ideia foi refutada preliminarmente.

Os parlamentares haviam decidido protelar a votação do veto justamente para aguardar a contrapartida que seria enviada pelo Palácio da Cidade, que alega não ter no momento dinheiro para promover o melhoramento salarial solicitado. Enzo Samuel havia prometido pautar a votação do veto na quinta-feira da semana passada.

Manifestação

Profissionais das categorias lotaram o plenário do legislativo municipal para acompanhar a sessão desta terça-feira, 08, protestaram contra os vereadores que se manifestaram a favor da ação do executivo e apoiaram os que se colocavam contra o veto. Os trabalhos de ontem foram destinados ao debate da matéria junto aos vereadores que compõem as Comissões de Justiça e Educação da Câmara.

“Cutucada” do líder

O vereador Zé Nito (MDB), ex-aliado do prefeito, foi um do que se manifestou, em plenário, em prol dos servidores que cobram o reajuste. O líder do Governo na Câmara de Teresina, Antonio José Lira (Republicanos), condenou a postura do ex-colega de base.

Lira

O líder do Governo na Câmara de Teresina, Antonio José Lira (Foto: Arquivo/Teresina FM)

“O prefeito era Deus, e agora não é? Com a lei da tecnologia, da internet, com o mudar nós temos que ter uma adaptação. O que você fala hoje pode lhe pegar amanhã. Se você tem a humildade de fazer o reparo, ainda vai, agora, quando não tem passa vergonha”, alfinetou, em entrevista à imprensa, Lira.

Zé Nito foi questionado sobre o posicionamento do líder, mas rebateu, também em entrevista à imprensa, de forma branda.

O vereador Zé Nito (Foto: Arquivo/Teresina FM)

“Aqui não se trata de cabo de guerra, aqui se trata de uma votação que essa casa legislativa votou pela inclusão pela melhoria salarial de três categorias, incluindo os psicólogos. O senhor prefeito vetou e eu me posicionei pela derrubada desse veto, justamente por entender que o senhor prefeito com sua equipe já teve bastante tempo para se organizar […]”, afirmou o emedebista, que rompeu com o prefeito Doutor Pessoa assim que perdeu, em maio, o comando da SAAD Sudeste.

Compartilhe agora
Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM