Prefeitos de todo Piauí vão paralisar as atividades prestadas pelos executivos como forma de protesto
Por Tiago Andrade e Wanderson Camêlo
A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizará, no dia 30 de agosto, um ato em defesa dos municípios piauienses. Os prefeitos reivindicam do Governo Federal uma solução para a queda nos repasses do FPM (Fundo de Participação dos Municípios).
O presidente da Alepi, Franzé Silva (PT), recebeu, na manhã desta terça-feira (22), o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Toninho de Caridade (PSD), para tratar do assunto.
“Essas reduções causam grande prejuízo aos municípios e quem sofre é a população, que passa a ter dificuldades de acesso a serviços públicos, como na área de saúde. Vamos, portanto, realizar esse ato de apoio aos municípios e defesa do aumento dos repasses”, pontou Franzé.
Segundo Toninho de Caridade, ocorreu, em julho deste ano, uma redução de 30% nos repasses do FPM e, a partir de 30 de agosto, a previsão é que os municípios recebam 50% a menos do valor que era repassado no mesmo período do ano passado. A APPM busca, também, a liberação, pelo Governo Federal, das emendas de custeio, beneficiando, principalmente, a área da Saúde.
Na mesma data prefeitos de todo Piauí vão paralisar as atividades prestadas pelos executivos, com exceção dos serviços de Saúde e aqueles considerados essenciais, como forma de protesto. Os gestores ainda farão uma manifestação, também no dia 30 deste mês, na frente da Alepi.