27/11/2024

Política

Centro Esperança Garcia encerra atividades; Prefeitura de Teresina se manifesta

O local ofertava acompanhamento jurídico e psicológico a mulheres vítimas de violência doméstica

Compartilhe agora

Publicado por: Wanderson Camêlo 25/09/2023, 09:53

O Centro de Referência Esperança Garcia (CREG), especializado no atendimento de mulheres vítimas de violência doméstica em Teresina, encerrou oficialmente as atividades. A informação foi divulgada na semana passada pela Ação Social Arquidiocesana (ASA), responsável pela manutenção dos serviços.

A entidade contava com a parceria financeira da Prefeitura de Teresina para poder realizar os trabalhos, mas o executivo resolveu não renovar o termo de colaboração.

Prédio do Centro de Referência Esperança Garcia, localizado na rua Benjamin Constant, centro da capital (Foto: Divulgação)

Segundo a ASA, o fim da parceria foi informado no último dia 11 pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres.

“A ASA foi informada do encerramento da parceria por meio de ofício encaminhando pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), com a data de 11 de setembro, comunicando à instituição sobre a não renovação do termo de colaboração que garantia a continuidade das atividades desenvolvidas pelo local”, diz um comunicado divulgado no perfil oficial na entidade no Instagram.

Comunicado da ASA sobre o encerramento das atividades do Centro Esperança Garcia (Foto: Reprodução/Instagram)

Gestora da pasta, Karla Berger informou, em entrevista à uma emissora de TV na semana passada, que os serviços prestados pelo Centro Esperança Garcia serão ofertados na Casa da Mulher Brasileira, a ser inaugurada pelo executivo municipal.

“Nós temos uma secretaria que a gente tem uma dotação orçamentária prevista de onde nós podemos gastar e o que nós podemos gastar, então, para que não gerasse problemas, inclusive com relação ao pagamento da ASA, nós optamos por o Centro de Referência vir para a Casa da Mulher Brasileira porque é uma forma, inclusive, da gente poder ter um serviço melhorado (sic)”, afirmou a secretária.

O CREG, localizado no Centro de Teresina, foi inaugurado em 2015 e atendia atualmente cerca de 450 mulheres com idades entre 18 e 59 anos. O local disponibilizava acompanhamento jurídico e psicológico a mulheres vítimas de violência doméstica.

Compartilhe agora
Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM