A matéria é de autoria do vereador Venâncio Cardoso
O prefeito de Teresina, Doutor Pessoa (Republicanos), sancionou lei que determina que unidades de saúde do Município disponibilizem tradutor e intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais) durante o fornecimento de serviços. A matéria é de autoria do vereador Venâncio Cardoso (PSDB).
A sanção aconteceu esta semana e foi comemorada pelo tucano.
“Vitória de instituições como a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Teresina @apada.pi.the e de todo povo teresinense, assistência e acolhimento necessários serão, de agora em diante, garantidos por meio dessa Lei à comunidade surda”, escreveu ele, nesta terça-feira, 24, em postagem via Instagram.
A determinação vale para maternidades, casas de partos e estabelecimentos hospitalares da rede pública do Município de Teresina.
De acordo com o texto do projeto, o serviço deve ser ofertado “sempre que solicitado pelo paciente com deficiência auditiva impossibilitada de se comunicar com o(a) médico(a) e/ou equipe médica, observadas as normas de segurança da unidade de saúde e a compatibilidade com o serviço prestado”.