06/11/2024

Política

Aliados de Doutor Pessoa faltam e Câmara de Teresina cancela sessão para discussão da crise na Saúde da capital

A reunião aconteceria na tarde desta terça-feira

Compartilhe agora

Publicado por: Wanderson Camêlo 03/01/2024, 10:09

A Câmara de Teresina foi forçada a cancelar uma sessão extraordinária destinada à discussão de soluções para a crise no sistema público de saúde da cidade. A reunião aconteceria na tarde desta terça-feira, 02, mas faltou quórum.

Seriam necessários 15 dos 29 vereadores para a abertura dos trabalhos, apenas 13 compareceram.

Prédio da Câmara de Teresina (Foto: Wanderson Camêlo/Teresina FM)

Nenhum dos aliados do prefeito de Teresina, Doutor Pessoa (Republicanos), marcou presença. Confira a lista: Alan Brandão (PDT), Antonio José Lira (Republicanos), Bruno Vilarinho (PRD), Roberval Queiroz (DC), Leonardo Eulálio (PL), Dudu (PT), Graça Amorim (Progressistas), Inácio Carvalho (Progressistas), Joaquim Caldas (MDB), Levino de Jesus (Republicanos), Markim Costa (Republicanos), Graça Amorim (União Brasil), Thanandra Sarapatinhas (PRD), Zé Filho (Republicanos). De acordo com especulações de bastidores, a ação foi orquestrada pelo Palácio da Cidade justamente visando impedir a realização da sessão.

Os presentes: Enzo Samuel (PDT; presidente da Câmara), Aluísio Sampaio (Progressistas), Deolindo Moura (PT), Elzuíla Calisto (PT), Pollyana Rocha (PV), Evandro Hidd (PDT), Fernanda Gomes (Solidariedade), Ismael Silva (PSD), Vinício Ferreira (PSD), Luiz Lobão (MDB), Zé Nito (MDB), Paulo Lopes (PSDB) e Venâncio Cardoso (PSDB). Da oposição apenas Edson Melo (PSDB) e Gustavo de Carvalho (PSDB) não foram.

Apesar do fracasso, integrantes da Comissão de Legislação e Justiça da Câmara de Teresina se reuniram e aprovaram um pedido de audiência com o prefeito da capital. A comissão também quer o comparecimento do presidente da FMS (Fundação Municipal de Saúde), Ari Ricardo, do secretário de Finanças, Esdras Avelino, e do secretário de Administração, Ronney Lustosa.

Após a audiência, informou Enzo Samuel, a Câmara vai propor, dentro outras coisas, a realização de uma auditoria nas contas da Fundação Municipal de Saúde.

O presidente da Câmara de Teresina, Enzo Samuel (Foto: Wanderson Camêlo/Teresina FM)

“A gente precisa de algo mais imediato […]. A população não pode esperar. Então, se a gente pode de imediato esses secretários e ao final emitir um relatório e, diga-se de passagem, somar esforços, pedindo a colaboração do Ministério Público, do Tribunal de Contas…”, disse o presidente.

Estopim

A convocação da sessão extraordinária aconteceu após a retirada de aparelhos de ultrassom, raio-x e tomografia de 13 unidades de saúde de Teresina, incluindo o HUT (Hospital de Urgência de Teresina). O fato ocorreu na última quinta-feira, 27.

A empresa responsável pelo fornecimento dos equipamentos alegou que estava há 18 meses sem receber repasses financeiros da prefeitura.

Compartilhe agora
Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM