As negociações sobre a federação partidária estão sendo conduzidas pelo senador Ciro Nogueira
A possibilidade da formação de uma federação partidária entre Progressistas e Republicanos, que valeria já para as eleições municipais em Teresina, tem repercutido no cenário político, isso porque a formalização pode afetar as pré-candidaturas do prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) e do deputado estadual Jeová Alencar (Republicanos) ao comando do Palácio da Cidade.
De acordo com o vereador Aluísio Sampaio (Progressistas), presidente municipal do PP, a federação está sendo discutida pelo presidente nacional do partido, o senador Ciro Nogueira, que atualmente apoia o nome de Sílvio Mendes (União Brasil) como pré-candidato do grupo.
“Estamos esperando algumas definições, dentre elas a questão da federação com o Republicanos, que deve repercutir no cenário local. A partir disso, nós vamos ter uma ideia melhor do que vai acontecer por aqui”, declarou.
O parlamentar mencionou ainda que, caso a federação aconteça, pode ser cogitada a fusão das pré-candidaturas de Jeová e Sílvio, formando uma única chapa. O deputado, segundo Sampaio, é tido como uma boa opção de vice.
Existe uma pré-candidatura dele que está posta e aí eu acho que, com essa federação há essa possibilidade de fusão entre essas duas pré-candidaturas”, disse o presidente municipal do PP.