O anúncio aconteceu nesta segunda-feira, 16
O Republicanos fez duas festas separadas, uma para anunciar filiações e outra para oficializar a chapa de pré-candidaturas a vereador de Teresina. A primeira aconteceu no último dia 04, mas sem a presença do presidente municipal do partido, o deputado estadual licenciado Jeová Alencar. Já a segunda solenidade, realizada nesta segunda-feira, 15, contou com o mandatário.
De acordo com especulação apurada pela nossa reportagem, a ausência de Jeová no evento do dia 04 se deu pela falta de garantia na permanência no cargo. O deputado se reuniu na semana passada com o presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira, e obteve o aval para seguir dando as ordens no diretório.
A chapa proporcional do Republicanos foi uma das últimas a ser anunciada, o bloco conta com a contribuição da vereadora Thanandra Sarapatinhas e da pastora evangélica Ana Fidelis. A maioria dos partidos oficializou as pré-candidaturas antes do fechamento da janela partidária, dia 06 deste mês.
Coincidentemente, ou não, a conclusão dos trabalhos no Republicanos-Teresina se deu apenas depois da conversa de Jeová Alencar com Marcos Pereira.
A Teresina FM apurou, junto a uma fonte de dentro do Palácio de Karnak, que o grupo do governador Rafael Fonteles (PT) tentou tirar a presidência municipal do Republicanos das mãos do deputado estadual Jeová Alencar. O objetivo seria desestruturar o projeto majoritário do parlamentar. A legenda já está dividida: a executiva estadual é do deputado federal Jadyel Alencar (PV, federado com o PV), que indicou a esposa, Alessya Xavier, para das as ordens.
O grupo do petista tem o deputado Fábio Novo como pré-candidato a prefeito da capital, Alencar é vice de Sílvio Mendes, pré-candidato a chefe do executivo teresinense pelo União Brasil.