O deputado Evaldo Gomes (Solidariedade) quem propôs a matéria
A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou a concessão de meia-passagem, no sistema de transporte coletivo intermunicipal, a estudantes universitários de baixa renda. As duas votações ocorreram na sessão plenária desta quarta-feira (24).
O deputado Evaldo Gomes (Solidariedade) quem propôs a matéria.
Serão beneficiados os estudantes universitários que moram em outras cidades e se deslocam para Teresina e que possuem renda familiar inferior a três salários mínimos.
Também ontem ocorreu, no Cine Teatro da Casa legislativa, uma audiência pública que debateu, com estudantes da rede pública, o aumento dos valores das tarifas ocorrido no início deste ano.
A empresa que opera no percurso entre Teresina e Altos, por exemplo, aumentou em 25% o valor da passagem, que custava R$ 20.
A Alepi aprovou, no mês passado, um indicativo de projeto de lei que reduz de 2,5% para 1% a alíquota do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) para micro-ônibus, o chamado transporte alternativo, tornando-o uma opção mais viável principalmente para a população carente.
O objetivo do projeto é induzir a diminuição no valor da passagem cobrada no sistema intermunicipal composto por ônibus de grande porte.
Matérias relacionadas:
Assembleia Legislativa do Piauí aprova redução da alíquota do IPVA para transporte alternativo