Requerimento é de autoria do vereador Ismael Silva (PP)
A Câmara Municipal de Teresina vai convocar o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Ítalo Costa, para uma audiência publica sobre a situação das unidades públicas de saúde da capital, dentre elas o Hospital do Buenos Aires e o Hospital de Urgência de Teresina (HUT), onde os parlamentares apontam falta de medicamentos e materiais.
O requerimento foi proposto pelo vereador Ismael Silva (PP) e aprovado pela Casa, após uma calorosa discussão entre os parlamentares sobre o assunto, quando foi pontuado que as emendas parlamentares destinadas à FMS não estariam sendo liberadas.
O vereador Luís André, líder do prefeito na Câmara disse que o gestor da Saúde municipal não pode receber a culpa por problemas registrados na área em Teresina, pois está há pouco tempo à frente da FMS.
“O dr. Ítalo Costa está há pouco mais de quatro meses na gestão da Saúde de Teresina e, por sinal, sempre dialogando com os vereadores. É claro que Câmara é sempre um porta-voz da população. O chamamento dele faz parte. Eu acho que ele está à disposição, como sempre esteve. Por onde passou mostrou competência, mostrou transparência. É uma pessoa capacitada e acredito que se o ofício chegar ele vai estar aqui, prestando esclarecimentos. Lembrando que ele está [no cargo] há quatro meses. Ele não pode ser responsabilizado por atos cometidos não só nessa gestão, mas também da gestão anterior”, pontua o vereador.
O líder do prefeito ainda destacou que os problemas referentes à saúde na capital já existem desde gestões anteriores e que falta apoio do Executivo estadual para ajudar a solucionar os problemas. “Não podemos só culpar a Prefeitura de Teresina porque, às vezes, no HUT [Hospital de Urgência de Teresina] vêm pacientes de outros estados, como Pará e Maranhão. Por que o Governo do Estado não ajuda? Dos parlamentares federais foram poucos que colocaram emendas”, lamenta Luís André.
A audiência será marcada nos próximos dias para debater o assunto com Ítalo Costa.