A data foi marcada esta semana pela juíza Júnia Maria Feitosa Bezerra, da 1° Zona Eleitoral da capital
Graça Amorim será diplomada vereadora de Teresina nesta quinta-feira, 09. A informação foi repassada pela suplente à nossa reportagem nesta terça-feira, 07.
A data foi marcada esta semana pela juíza Júnia Maria Feitosa Bezerra, da 1° Zona Eleitoral da capital.
Graça Amorim assumirá a vaga de Leonardo Eulálio, que perdeu o mandato por conta da anulação dos votos do PL nas eleições proporcionais de 2020 em Teresina; o partido foi acusado de fraude à cota de gênero.
Graça Amorim tentava a reeleição, representando o Progressistas, em 2020. O partido e a suplente acionaram, no final do pleito proporcional daquele ano, a Justiça Eleitoral reivindicando a vaga de Eulálio.
A sentença só saiu no último dia 03, e Graça já estava filiada a outro partido, o PRD, do prefeito da capital, Doutor Pessoa, por isso o Progressistas promete provocar o Tribunal Superior Eleitoral visando dar a Victor Linhares (Progressistas) o direito de ocupar a cadeira deixada por Leonardo Eulálio.
A suplente de vereadora Graça Amorim voltou à Câmara de Teresina em abril de 2023, substituindo Valdemir Virgino (PRD), que na oportunidade foi alçado à condição de presidente da Secretaria da Juventude de Teresina. O fato se deu por conta de articulação com o prefeito Doutor Pessoa (PRD); em troca Graça Amorim passou a defender os interesses do gestor, a contragosto do Progressistas.
Ela teve que deixar o legislativo municipal no mês passado porque Valdemir Virgino foi obrigado a se desincompatibilizar do cargo de secretário para se preparar para a reeleição.
A decisão que tirou Leonardo Eulálio da Câmara de Teresina foi monocrática, da ministra Isabel Galloti, do Tribunal Superior Eleitoral. Ele ingressou com recurso pedindo que o caso seja analisado em plenário.