02/11/2024

Política

Câmara aprova projeto que proíbe uso de carroças em Teresina; vereadoras batem boca

Projeto determina a redução gradativa do uso de carroças em Teresina

Compartilhe agora

Publicado por: Caio Rabelo 04/06/2024, 14:07

O Plenário da Câmara Municipal de Teresina aprovou, na sessão desta terça-feira (4), o Projeto de Lei de n°04/2024, que institui a redução gradativa do uso de animais em carroças na capital.

Polêmica, a proposição é de autoria da vereadora Thanandra Sarapatinhas (Republicanos), que já vinha tentando a aprovação da matéria na Casa desde o início do mandato.

A vereadora Thanandra Sarapatinhas (Foto: Lays Viana / Teresina FM)

O projeto teve acréscimo de uma emenda do vereador Ismael Silva (PP), que solicitou que a medida entre em vigor somente após 180 dias de sua publicação no Diário Oficial do Município.

A autora da proposição comemorou a vitória e ressaltou que o objetivo não é prejudicar os trabalhadores do ramo, mas proteger os animais.

“Teve a emenda do vereador Ismael, nós vamos mudar a questão de prazo, para poder não pegar essa gestão e o próximo gestor poder começar a inserir essas pessoas, cadastramento e tudo, para o próximo gestor conseguir arrumar direitinho e cadastrar e qualificar as pessoas para não ter prejuízo essa transição de mandato […]. A Prefeitura vai ter que qualificar essas pessoas. Quem quiser ser carroceiro só não vai usar o animal, vai ter o cavalo de lata, tem a moto com caçamba acoplada. Quem não tiver carteira de habilitação, tem a bicicleta com motor que ajuda. Então, muitos deles já trabalham na CTA”, disse a vereadora.

A presidente da Associação dos Carroceiros de Teresina, Tina Lima, se surpreendeu com o resultado da votação e declarou que a categoria fará um ato nesta quarta-feira (5), em frente ao Palácio da Cidade, com a expectativa de que o prefeito Dr. Pessoa (PRD) rejeite a sanção ao projeto.

Tina Lima, presidente da Associação dos Carroceiros de Teresina (Foto: Lays Viana / Teresina FM)

“Nós estamos nas mãos de Deus e do prefeito. Amanhã nós vamos lá, conversar com o prefeito e ver o que ele tem a dizer para nós, porque agora é só ele mesmo quem vai nos salvar […]. Nós estamos com o apoio de várias lideranças e presidente de associações de Teresina. A população de Teresina vai saber quem foi contra a gente”, frisou Tina Lima.

Thanandra X Graça

Além dos carroceiros, a votação foi acompanhada por grupos ligados à causa animal, havendo ainda bate-boca entre Thanandra e a vereadora Graça Amorim (PRD), que votou contra o projeto.

A discussão deu-se após a vereadora progressista criticar o projeto e dizer que durante o período em que era suplente não ouvir falar sobre a proposição. Thanandra rebateu afirmando que, por ser suplente, Graça não acompanhou o que era discutido na Câmara.

A parlamentar, que assumiu recentemente o cargo, alfinetou que nunca faltou a sessões na Câmara e que não teve intenção de ofender ninguém, apenas de defender os carroceiros.

A vereadora Graça Amorim (Foto: Lays Viana / Teresina FM)

“Eu sou uma vereadora consciente. Nunca faltei a uma sessão nesta Casa, diferente de muitos que não vêm aqui, vêm só no dia que querem um projeto de seu interesse. Então, eu quero dizer que qualquer projeto que for para tirar o emprego do cidadão a Graça Amorim vota contra. Se fizessem como o nosso saudoso [ex-prefeito] Firmino fez para tirar os trabalhadores do Lixão, aí, sim, teria o meu apoio […] Essa foi a minha sugestão. Não foi de ofender ninguém”, ressaltou Graça Amorim.

A matéria segue agora para a análise do prefeito Doutor Pessoa (PRD) e a tendência é ser rejeitada, já que inclui uma série de gastos, tudo bancado pelo Executivo.

Matéria relacionada:

Audiência pública sobre fim das carroças em Teresina acaba sem acordo e vereadora promete marcar outra reunião

Compartilhe agora
Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM