Foram 400 votos a favor, 29 contra e uma abstenção
O plenário da Câmara dos Deputados aprovou uma resolução da Mesa Diretora da Casa que facilita a suspensão de parlamentares por briga. O desfecho aconteceu na sessão desta quarta-feira, 12.
Foram 400 votos a favor, 29 contra e uma abstenção.
Ninguém da bancada piauiense se manifestou contra. Aliás, todos os blocos partidários orientaram o voto a favor da matéria.
Da bancada piauiense, compareceram à sessão os deputados Átila Lira (Progressistas), Dr. Francisco (PT), Flávio Nogueira (PT), Jadyel Alencar (Republicanos), Júlio Arcoverde (Progressistas), Júlio César (PSD), Marcos Aurélio Sampaio (PSD) e Merlong Solano (PT).
A resolução (11/24), já promulgada, permite a suspensão de mandatos por até seis meses. A decisão deverá passar pelo crivo do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar em até três dias úteis e com prioridade sobre demais deliberações.
Ainda segundo o texto da matéria, a Mesa Diretora da Câmara Federal terá até cinco dias úteis, “contados do conhecimento do fato que ensejou a representação”, para oferecer ou não a proposta de suspensão do mandato. Se o prazo for ultrapassado, a decisão não poderá mais ser tomada.