25/11/2024

Política

EUA: Doadores democratas avaliam qual caminho seguir após debate

Grupos de financiadores buscam soluções ao desempenho ruim de Biden no confronto com Donald Trump

Compartilhe agora

Publicado por: Lays Viana 30/06/2024, 12:37

Menos de 48 horas depois do alarmante desempenho do presidente Joe Biden no debate, a classe dos doadores democratas está em crise, atormentada pela ansiedade sobre o que os apoiadores mais ricos do partido podem fazer para revigorar ou substituir Biden, cuja campanha encomendou novas sondagens para avaliar o dano.

O vasto universo de apoiadores ricos de Biden e dos seus sussurros políticos dividiu-se em três linhas. Uma facção argumenta que uma campanha de pressão instando o presidente – que tem sido inflexível em não se afastar – a desistir seria um fracasso autodestrutivo.

Biden durante o debate (Foto: reprodução)

Outro pede uma abordagem intermediária, dizendo que os líderes partidários devem considerar medidas drásticas somente depois que as consequências da noite de quinta-feira (27) forem examinadas mais de perto.

O estrategista e arrecadador de fundos democrata Dmitri Mehlhorn, que frequentemente trabalha em estreita colaboração com o cofundador do LinkedIn Reid Hoffman, outro doador proeminente, disse à CNN que embora os primeiros 10 ou 15 minutos do debate “fossem muito perturbadores de ver”, o desempenho de Biden mais tarde em Atlanta e então, em um comício de alta energia na sexta-feira (28) na Carolina do Norte, ele começou a acalmar seus nervos.

Em qualquer caso, argumentou ele, só Biden controlava o seu destino como candidato democrata.

“A coisa mais inteligente é pensar em como vocês (como agentes externos influentes) operam, presumindo que não haja mudanças”, disse Mehlhorn. “E se não houver mudança, se Biden quiser permanecer presidente, então qualquer tipo de campanha de pressão será apenas uma perda de tempo, energia, esforço e dinheiro”.

Um terceiro grupo de doadores e conselheiros, com menos laços diretos com o mundo Biden e menos influência dentro dele, está apelando proativamente aos democratas para que parem de perder tempo e iniciem imediatamente o processo de procura de um novo candidato com pouco mais de quatro meses antes do confronto nas eleições gerais com o ex-presidente Donald Trump.

Os possíveis favoritos para substituir Biden, caso ele revertesse o curso e abandonasse a corrida, tiveram o cuidado de prometer o seu apoio ao presidente e, como fez o governador da Califórnia, Gavin Newsom, sair na frente para defendê-lo.

 

Fonte: CNN Notícias

Compartilhe agora
Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM