Decisão da suspensão foi tomada pelo presidente nacional da federação, Marconi Perillo.
Os desentendimentos entre o PSDB e o Cidadania levaram ao fim da nominata da federação em Teresina. A decisão foi tomada pelo presidente nacional do grupo, Marconi Perillo. Em consequência, houve a destituição dos 11 membros do colegiado, dos quais sete eram do PSDB e quatro do Cidadania incluindo Jorge Lopes (PSDB), que ocupava a presidência.
A confirmação ocorreu nessa quinta-feira (11) por meio de nota enviada por Jorge Lopes, que decidiu manter a sua pré-candidatura a prefeito da capital.
Vale lembrar que seu nome como pré-candidato na chapa majoritária foi anunciado em substituição ao do ex-senador João Vicente Claudino (PSDB), que desistiu de concorrer ao pleito para prefeito.
Segundo Lopes, a culpa pelo suspensão da federação foi do presidente estadual do Cidadania, o jornalista Mauro Rogério, que declarou apoio ao pré-candidato do PT ao Palácio da Cidade, o deputado estadual Fábio Novo, que também conta com o apoio do presidente estadual do PSDB, Luciano Nunes.
A justificativa de Mário Rogério foi de buscar viabilidade para a chapa proporcional no município.
Confira a nota:
O Pré-candidato a Prefeito de Teresina pelo PSDB Jorge Lopes, ESCLARECE que, a decisão da Federação Nacional, em suspender a nominata da Federação PSDB Cidadania de Teresina, deveu-se a insegurança causada pela violação estatutária promovida pelo Cidadania e a temeridade de não aprovação de candidatura própria no Colegiado, mas, todas as negociações para composição da nova nominata estão passando por diálogo com o pré-candidato a prefeito do PSDB, através da Vice-presidente Nacional Eliane Pinheiro, em nome do Presidente Marcone Perillo.
Teresina, 11 de julho de 2024.
Jorge Lopes
Pré-candidato a Prefeito do
PSDB
Matérias relacionadas:
Jorge Lopes pode desistir da pré-candidatura a prefeito para apoiar Silvio Mendes
Jorge Lopes será pré-candidato a prefeito de Teresina no lugar de João Vicente Claudino
Chapa proporcional do PSDB/Cidadania corre o risco de não vingar; entenda