02/11/2024

Política

Fernando Said toma posse como presidente da federação PSDB/Cidadania no Piauí nesta segunda-feira

O jornalista substituiu Jorge Lopes

Compartilhe agora

Publicado por: Wanderson Camêlo 15/07/2024, 10:35

O jornalista Fernando Said foi nomeado presidente da federação PSDB/Cidadania no Piauí na semana passada, mas a divulgação oficial não aconteceu ainda. Said deixou para fazer o anúncio nesta segunda-feira, 15.

Fernando Said, ex-secretário de Comunicação de Teresina e agora presidente da federação PSDB/Cidadania no Piauí (Foto: Reprodução/YouTube)

Fernando vai tratar do assunto em evento marcado para acontecer em um espaço localizado no bairro Jóquei, zona leste de Teresina. O presidente do PSDB-PI, Luciano Nunes, é aguardado.

O jornalista substituiu Jorge Lopes, destituído do cargo de presidente da federação PSDB/Cidadania por decisão do presidente da executiva nacional, Marconi Perillo. O fato se deu após desentendimentos internos.

Da esquerda para a direita: o presidente do PSDB/Cidadania-PI, Jorge Lopes, e o presidente nacional do PSDB e da federação, Marconi Perillo (Foto: Divulgação)

Por enquanto

Jorge Lopes é pré-candidato a prefeito de Teresina, mas desistirá para apoiar Silvio Mendes, pré-candidato a chefe do Palácio da Cidade pelo União Brasil. O movimento foi capitaneado pelo presidente municipal do PSDB, o vereador Edson Melo, que conseguiu convencer vários pré-candidatos da legenda a vereador da capital a fazerem o mesmo (apoiarem Silvio).

O presidente estadual do Cidadania no Piauí, Mário Rogério (Foto: reprodução / Instagram)

Adeptos do concorrente petista

Luciano Nunes e o presidente do Cidadania no Piauí, Mário Rogério, fizeram o contrário, fecharam acordo com o deputado estadual Fábio Novo, pré-candidato a prefeito da capital pelo PT. Os dois casos chamaram a atenção pelo fato do partido ser histórico adversário dos tucanos. A executiva nacional do PSDB não fez nenhuma interferência.

O presidente do PSDB-PI, Luciano Nunes (Foto: Wanderson Camêlo/Teresina FM)

Diga-se de passagem, Marconi Perillo sempre deixou claro que a orientação da nacional seria no sentido do lançamento de candidatura majoritária em Teresina este ano, por isso cobrou, quando visitou a capital no começo deste ano, unidade interna em prol do projeto partidário.

Segundo apuração feita pela nossa reportagem, integrantes do Palácio de Karnak convenceram o mandatário a mudar de ideia. Segundo uma fonte (de dentro do PSDB) consultada, o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT), atuou fortemente na negociação.

Perillo teria se colocado aberto ao pacto com o PT devido às eleições de 2026, quando pretende disputar, mais uma vez, o comando do Governo de Goiás. A ideia seria contar com o apoio da ala lulista para derrotar o grupo do atual governador do Estado, Ronaldo Caiado (União Brasil).

Matérias relacionadas:

Nominata da Federação PSDB/Cidadania em Teresina é suspensa; Jorge Lopes mantém pré-candidatura a prefeito

Chapa proporcional do PSDB/Cidadania corre risco de não vingar; entenda

Após desistir da pré-candidatura a prefeito, João Vicente Claudino pede desfiliação do PSDB

Compartilhe agora
Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM