Em postagem no Instagram, influenciador digital sugeriu que o parlamentar teria TDAH
O deputado estadual Markus Vinícius Kalume (PT) foi vítima de capacitismo nas redes sociais, que é o preconceito contra pessoas com deficiências. Nessa quarta-feira (17), o parlamentar, que também é pré-candidato a prefeito de Floriano, publicou um vídeo em sua conta do Instagram repudiando o ataque que sofreu por um influenciador digital da cidade.
Na postagem, o deputado mostra print de um story de Gerson Klaiver, que é diretor de Juventude da Prefeitura e responsável pela página “Floriresenha” no Instagram, sugerindo que Markus Kalume teria Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).
O parlamentar declarou que as ofensas atingem todas as pessoas com deficiência e se solidarizou com esse público, afirmando que é preciso garantir acesso igualitário a oportunidades e respeitar suas necessidades especiais.
“Ontem fui surpreendido com uma publicação maldosa, caluniosa e pejorativa usando um vídeo que diversas vezes foi utilizado para tentar macular a minha imagem e, assim, atingiu milhares e milhares de pessoas com TDAH e também atinge as pessoas com autismo, T21, portadores de deficiência. E aqui não importa se esta publicação foi feita por um funcionário ou não da Prefeitura, se é ou não diretor de Juventude, se é ou não dono de um portal aqui de Floriano ou se é influenciador. O que quero aqui é me solidarizar com as pessoas, famílias, crianças, adolescentes e adultos que sofrem todos os dias com o preconceito e capacitismo”, escreveu Markus Kalume.
Ainda no mesmo dia, Gerson postou em sua conta do Instagram uma nota de esclarecimento pedindo desculpas e dizendo que entende que a proporção de sua indagação atinge “mães e pais atípicos que lutam diariamente por essa causa”.
O influenciador disse também que ele e sua família estão sendo vítimas de ameaças por conta do “viés político”.
Confira a nota: