Candidato a prefeito da capital pelo Mobiliza participou da 1ª edição de sabatinas da Teresina FM
A Teresina FM realizou na manhã deste sábado (10) a primeira edição da Sabatina Eleitoral 2024. O candidato a prefeito entrevistado foi o advogado e jornalista Telsírio Alencar (Mobiliza), escolhido por meio de sorteio.
Um dos pontos abordados durante a entrevista foi a questão da revitalização do Centro da capital, o qual Telsírio pretende realizar, se eleito, uma “reforma agrária”, que consiste em a Prefeitura desapropriar imóveis e distribuí-los a empreendedores.
Outra solução apontada pelo candidato para o problema é a instituição de um sistema de moda com implementação de um banco de fomentação da costura, além da criação da Rota do Corredor Cultural, que iniciaria na Praça Saraiva e encerraria na Praça da Bandeira, funcionando 24 horas por dia com apresentações de artistas locais.
“Aqueles imóveis, hoje, que o Estado, depois que nós falamos [que faria reforma agrária no Centro], o secretário Chico Lucas decidiu, com razão, notificar o abandono que tem lá, mas nós decidimos ir atrás da raiz daquele problema ali. Qual é o problema ali? Primeiro, boa parte daqueles imóveis não possuem documentos. São imóveis que não têm sequer um registro de imóveis. A outra parte, boa parte deles, está em nível de inventários, que vai se arrastar na Justiça por anos. O inventário do litígio na Justiça brasileira se arrasta há décadas, infelizmente”, afirmou Telsírio.
Para o advogado, outro fator que dificulta a atuação de empreendedores no local são os débitos acumulados dos imóveis.
“Há também um débito muito grande daqueles imóveis com o Tesouro Nacional. Muita gente ali deve em dobro já do que vale o terreno. E quando eu falo em reforma agrária no Centro de Teresina é exatamente o setor de desapropriação. A gente fala que é reforma agrária para ilustrar, para as pessoas entenderem também de maneira de bem objetiva o que nós estamos colocando aqui […]. Distribuir terras na zona urbana para a população e, principalmente, para o empreendedorismo, para empreender não é ilegal também não, comporta a palavra reforma agrária”, declarou o candidato a prefeito pelo Mobiliza.