01/11/2024

Política

Santiago Belizário defende desapropriação de imóveis inutilizados para revitalização do Centro, geração de emprego e moradia

Candidato a prefeito de Teresina pelo UP foi o terceiro entrevistado da Sabatina Eleitoral

Compartilhe agora

Publicado por: Lays Viana 25/08/2024, 11:50

A Teresina FM entrevistou o candidato a prefeito da capital pelo partido UP, Santiago Belizário, durante a terceira Sabatina Eleitoral, que aconteceu nesse sábado (24).

Entre os temas abordados, o candidato ressaltou suas propostas para a revitalização do Centro de Teresina, o qual ele considera que a melhor alternativa seja a execução do Estatuto da Cidade, com aplicação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) progressivo.

Santiago Belizário (Foto: Caio Rabelo / Teresina FM)

Dessa forma, a medida visa penalizar o proprietário, nos casos em que ele não tenha feito o uso adequado aproveitamento do solo urbano, aumentando a alíquota do seu imposto até que seja realizado o devido aproveitamento do imóvel.

Temos mais de dois mil imóveis, em levantamentos mais recentes, que há 10, 15, 20 anos estão abandonados e não cumprem nenhuma função social. Então, nós temos defendido primeiro a aplicação do Estatuto da Cidade, não é nem propondo revolucionar a lógica da cidade […]. Tem a questão do IPTU progressivo, então, você vai notificar, tentar identificar o possível proprietário, o débito que tem em relação ao imóvel na Prefeitura […]. Caso não tenha retorno referente a uma destinação de moradia, comércio, ele vá para a moradia popular.

Outra pauta prioritária da campanha de Santiago é a luta por moradia popular, que também seria viabilizada por meio das ações de desapropriação de imóveis inutilizados no Centro. Para ele, a proposta resultaria ainda na geração de emprego e renda à população.

Eu sou da luta por moradia, faço parte do MLB [Movimento de Luta dos Bairros], que luta por reforma urbana e moradia, e assim, ajudante de pedreiro, pedreiro, eletricista, claro que vai uma equipe antes fazer a triagem, o acompanhamento, levar a construção do projeto, porque, hoje, essas pessoas que não têm moradia, são contratadas pelas empreiteiras com baixos salários para construir a casa que eles não vão ter acesso. Nós vamos inverter a lógica, vamos tirar os empresários, e o trabalhador, além de ter sua renda assegurada, vai estar atuando na construção, não para moradias para os outros, mas para sua própria moradia.

Santiago é estudante, tem 31 anos e tem como candidata a vice a estudante Dara Dalila, do mesmo partido.

Assista ao vídeo completo da terceira Sabatina Eleitoral aqui.

Compartilhe agora

Leia também

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM